Header Ads

Vida e Saúde 12 - Deus e a Saúde Humana

Introdução
A saúde é uma das condições mais importantes e desejadas pelo ser humano. E para Deus, qual será o Seu desejo e Sua promessa para a saúde do homem ? Será importante, para Deus, que cuidemos do nosso corpo ou apenas da parte espiritual ? O que podemos esperar de Deus com relação a nossa saúde ? Todas essas questões serão respondidas nesta lição, pela Palavra de Deus revelada na Bíblia Sagrada.
O Desejo de Deus para a Saúde Humana
Leia o que diz os seguintes textos bíblicos: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma". III João 2 "Eu vim para tenham vida, e a tenham com abundância". João 10: 10 "... com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto". Lucas 1: 17 "E servireis ao Senhor vosso Deus ...; e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades". Exo. 23: 25 Estes textos deixam claro o desejo de Deus de que tenhamos saúde, em especial, quando Jesus diz que veio para nós tenhamos vida com abundância, não uma vida de doenças. Note que no último texto Deus diz que tirará a enfermidade do nosso meio se nós O servirmos. Servir a Deus é fazer Sua vontade, seguir suas orientações e Suas leis, que são para nossa proteção. Nenhuma doença ocorre pela vontade de Deus, ao contrário, como um Pai de amor, Ele sofre com o nosso sofrimento.
O Valor do Corpo
Pode parecer para muitas pessoas que Deus não se importa com o que fazemos com nosso corpo, que para Ele importa apenas os cuidados de nossa parte espiritual. Mas, lembre-se que nosso corpo foi criado por Deus e a Ele pertencemos. Veja o que ele diz: "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos ? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus". I Cor. 6: 19, 20. Ele diz mais, em I Tes. 5: 23 - "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo: e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados, irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo". São claras referências ao corpo físico, deixando evidente que Deus o valoriza e determina que cuidemos bem dele por ser morada do Espírito Santo, por não nos pertencer, por ter sido criado e resgatado por Ele, com o preço do sacrifício da morte de Seu Filho Jesus. Deus, deixa bem claro o valor que dá para nosso corpo quando diz: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo". I Cor. 3: 17
O Que Esperar de Deus em Relação à Nossa Saúde
É natural que nós, humanos, sempre esperemos milagres de Deus, que coloquemos em Suas mãos nossas aflições, especialmente nossos problemas de saúde. Deus pode tudo mas, além de amor ele é justiça e seria injusto premiar alguém que vive sistematicamente tratando mal o seu corpo, praticando hábitos errados, sendo negligente com sua saúde, indiferente as leis que Ele determinou, as orientações que devemos seguir. De Deus devemos esperar, acima de tudo, que Ele nos dê poder para realizarmos a parte que nos cabe realizar. O relato bíblico diz que Jesus fazia os milagres de cura, por compaixão, e dizia: "não peques mais, para que não aconteça alguma coisa pior" (João 5: 14). Ou seja, Ele estava dizendo para que a pessoa mudasse de vida, corrigisse seus hábitos errados, fizesse sua parte para não voltar a adoecer.
Saúde e Milagres
Você assiste muitas pessoas relatando milagres nos programas religiosos da televisão. E muitos líderes religiosos dizem que se você têm fé, você também vai alcançar os milagres que precisa. Mas, você faz seus pedidos e o milagres não vem, você continua doente, parece que Deus não lhe escuta, que não têm valor para Ele, ou que sua fé é pequena. Você fica desanimado. Mas, saiba que se você se colocou nas mãos de Deus, Ele está cuidando de você, mesmo que, aparentemente, você pareça abandonado. Deus não abandona quem a Ele se entrega e confia. Acontece que Seus planos são diferentes dos nossos e claro, são perfeitos. Se não nos atende da maneira que gostaríamos é porque têm algo melhor reservada para nós. Nossa conduta deve ser de pedir e confiar, e não de exigir e determinar o que Ele deve fazer, você não acha ? Em nossos pedidos devemos sempre dizer: Pai, seja feita a Tua vontade e não a minha. Não devemos depender de milagres para confiar em Deus. Os milagres que Ele fez, relatados na Bíblia, são suficientes para que acreditemos e confiemos nEle. Nossa fé não depende de que Ele realize mais milagres em nossas vidas. O relacionamento com Deus não pode ser condicional, nem de chantagem do tipo: se Ele fizer o milagre que preciso eu vou acreditar nEle, e a Ele vou me entregar. Nossa entrega e nosso amor deve ser incondicional, porque Ele nos amou primeiro, e nos ama tanto que deu Seu Filho único para morrer para nos salvar.
Amor, Confiança e Ação
Você já pensou quantas pessoas não conseguem alcançar os milagres que pedem a Deus ? Então, quer dizer que Deus não escuta essas pessoas ? Que elas não têm valor para Ele ? Não é nada disso. São várias as razões para Deus não atender nossos pedidos da forma como queremos:
1- Ele sabe e faz o melhor para nós.
2- Ele quer que façamos nossa parte.
3- Ele quer que o busquemos por amor e não pelo poder de realizar milagres. 4- O Seu reino não é deste mundo e Suas promessas não são para este mundo, e sim para a vida eterna. Precisamos ter confiança, agir e então esperar pacientemente.
O Papel da Igreja
O papel principal da Igreja é colocar o ser humano em comunhão com Deus, é fazer com que as pessoas O conheçam e ao Seu amor, e O amem. Que conheçam Seu plano de salvação e tenham a certeza da vida eterna através de Jesus Cristo. O papel principal da Igreja não é apresentar o Deus de milagres que as pessoas busquem por interesse de benefícios, mas apresentar o Deus de amor que as pessoas O busquem por amor. Dirijo-me a você que pode estar sem esperança por ainda não ter conseguido o milagre de cura que tanto têm pedido a Deus. Coloque-se nas mãos de Deus, mas, faça sua parte. Peça poder para realizar as modificações necessárias em sua vida, em seus hábitos, e verá que o milagre da cura vai acontecer. Levante-se, anime-se, confie em Deus e em você que, sob o Seu poder, fará a sua parte e será um exemplo de vida para todas as pessoas. Na Igreja, busque a Palavra de Deus, Seu amor, conheça Sua vontade, esteja seguro da vida eterna que lhe aguarda, confie em Jesus Cristo como Seu Salvador e Senhor, aprenda a mensagem de saúde, como Deus quer que você cuide de seu corpo, de sua vida.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia têm a fé em Jesus, prega Sua breve volta, e guarda os mandamentos de Deus. Claro, gostaríamos que você fosse membro de nossa Igreja, de recebê-lo. No entanto, mais importante do que levá-lo para nossa Igreja é levá-lo para Jesus. Queremos que você O conheça, o Seu plano de salvação, a vida eterna, e esteja certo de sua volta para estabelecer o Seu Reino onde a saúde é plena e cem porcento perfeita, conforme ensina Sua Palavra. Por isso, hoje lhe dizemos: busque a Cristo, relacione-se cada vez mais com Deus, orando, estudando Sua Palavra, testemunhando dEle para as pessoas, e freqüentando sua Igreja. A Palavra de Deus nos adverte para a existência de falsas religiões e falsos profetas: "Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino do céu". Sendo sincero e desejoso da verdade de Deus, e não dos homens, Ele vai lhe mostrar o caminho certo, desde que você queira seguir Sua vontade. A Igreja é um lugar cheio de pessoas falíveis, onde vamos para encontrar Jesus, infalível e perfeito. As pessoas são falíveis, mas a Igreja deve ser verdadeira, ou seja, ter uma doutrina verdadeira, firmada na Bíblia e em Seus mandamentos e não na vontade e nem na tradição dos homens. Se você não freqüenta, ou não encontrou uma Igreja que seja seu alimento espiritual, queremos lhe dizer que nós, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ficaremos muito felizes em lhe receber em nossa Igreja. Ela sempre tem espaço para pessoas como você que se interessam e procuram a saúde total, plena nas dimensões física, mental e espiritual. E que Deus abençoe você e sua família.

Fonte: Jesus Voltará

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.