Header Ads

Vida e Saúde 2 - O Que Fazer para Ter Saúde?

Introdução
Você sabia que são os seus hábitos de vida que determinam a sua saúde? Pois é. Se seus hábitos de vida são adequados, o seu organismo será forte, resistente, e você dificilmente adoecerá. E o que vem a ser hábitos de vida adequados, já que este é o segredo da saúde ? É quando, na sua maneira de viver, você não agride o seu organismo e atende as suas necessidades. Mas, se você não atende as necessidades do seu organismo e, ao contrário, o agride, seus hábitos não são adequados e trarão dificuldades para sua saúde e provocarão doenças.
O Organismo e Suas Necessidades
O ser humano foi criado por Deus como um organismo global, um todo que funciona em perfeita harmonia entre suas partes, e deve ser atendido em sua totalidade, para que tenha saúde. Assim, é importante que você conheça como ele é constituído. Seu organismo é constituído de corpo, mente e espírito, e cada uma destas partes têm suas necessidades próprias, que você precisa atender e cuidar bem. Se uma das partes estiver mal cuidada, o organismo todo estará prejudicado. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que determinam o que é melhor, e não de acordo com a vontade ou o gosto de cada pessoa. Este é o grande problema que têm causado muito prejuízo e sofrimento às pessoas: fazer o que é gostoso ( e não o que é correto, melhor e saudável) criando hábitos de vida prejudiciais, que provocam doenças. Conheça agora, as necessidades gerais de seu organismo.
As Necessidades do Corpo
As necessidades mais importantes do corpo, são: 1- Sol e ar 2 - Água 3 - Alimento 4 - Exercício 5 - Repouso 6 - Higiene Essas necessidades do corpo precisam ser atendidas para que ele seja sadio. Basta uma delas não ser atendida para enfraquecer, diminuir a resistência e adoecer, mais cedo ou mais tarde, além de tornar a cura mais difícil. Você vai aprender sobre todas essas necessidades, ao longo do "Programa Vida e Saúde", e vai ver como elas são importantes e indispensáveis. Por exemplo: você pode estar com um problema de saúde, um sintoma ou uma doença, simplesmente por não beber a água que seu corpo precisa e, sem saber, estar tomando remédios quando deveria tomar mais água. Os remédios, quando inadequados, só irão intoxicar e provocar gasto desnecessário de dinheiro. Todas as necessidades do corpo serão explicadas separadamente, nas próximas lições.
As Necessidades da Mente
A mente é a parte de seu organismo que faz com que você tenha emoções e sentimentos. Assim como o corpo, a mente têm suas necessidades, que são: 1- Amor 2- Paz 3- Segurança 4- Sentir-se útil. Destas, a mais importante é o amor. Exercitando o amor as demais necessidades serão mais facilmente alcançadas. O ser humano precisa amar e ser amado. Sem amor a vida não tê m sentido. Sem amor o ser humano adoece. E como deve ser vivenciado o amor ? Amar a Deus acima de todas as coisas, amar ao próximo e amar a nós mesmos, é a maneira como Deus ensinou. Fortalecendo seu relacionamento com Deus, O conhecendo e O amando, você poderá vivenciar o amor para com as pessoas e para com você mesmo. Seja amoroso com seus familiares, trate-os com carinho. Desenvolva a mansidão, a paciência e a tolerância para compreender os defeitos das pessoas, evitando ser agressivo e grosseiro. Entenda o quanto seus familiares dependem de você, de sua palavra, de suas atitudes para serem felizes. Faça esforços e o seu melhor para manter em sua casa um ambiente de paz. É o ambiente de amor e paz que mais proporciona segurança para as pessoas, mais que dinheiro e posses materiais. Especialmente as crianças necessitam muito de demonstrações de amor: o abraço, o beijo, a carícia, o afago, ouvir uma palavra de carinho, o ouvir de seus entes queridos, eu te amo. Não basta estar com o coração cheio de amor se não fizer esse amor chegar até às criança através de ação. Por isso se diz que não basta que a criança seja amada, ela precisa sentir-se amada. Ao contrário, evite críticas e palavras destrutivas, são extremamente prejudiciais. O amor entre o casal, a atenção, o respeito, as carícias, os elogios, são essenciais para a saúde mental e para o equilíbrio do lar e da família. Um dos fatores mais importantes para a felicidade e a saúde da criança é ela sentir o amor entre seus pais. Sentir-se útil: trabalhar, produzir, ter objetivos, metas, planos, independente da recompensa financeira. Produzir algo em benefício de pessoas necessitadas, realizar um trabalho social, faz bem à sua saúde física e mental e fará com que seus próprios problemas diminuam.
As Necessidades do Espírito
Assim como o corpo e a mente, o nosso espírito precisa ser cuidado e atendido em suas necessidades. O alimento do espírito é Deus. Este assunto será tratado em lição específica.
Fatores de Risco
São os fatores que determinam os risco da pessoa ficar doente. Quanto mais Fatores de Risco estejam presentes mais possibilidade existe de ocorrer a doença e a morte. Os Fatores de Risco, são: tabagismo, sedentarismo, obesidade, colesterol alto, pressão arterial alta, diabete, estresse, idade e hereditariedade. Observe que apenas os dois últimos fatores não dependem de você. Todos os demais podem ser modificados através de sua vontade e de seus hábitos. O "Programa Vida e Saúde" têm o objetivo de fazer com que você elimine os Fatores de Risco presentes em sua vida, ensinando e motivando para que você faça sua parte, única maneira de alcançar a cura verdadeira e a saúde.
A Saúde Através do Milagre
Além de tomar remédios, muitos recorrem a Deus pedindo a cura pelo milagre. É claro que Deus é nosso maior refúgio e esperança, e devemos buscá-Lo em todas as dificuldades. No entanto, temos que realizar nossa parte, seguir suas orientações, cuidando bem de nosso organismo, fazendo nosso melhor. Não podemos ter hábitos de vida completamente errados, viver agredindo nosso organismo e depois ficar pedindo a Deus o milagre. Não é esse o seu ensinamento. Por isso muitos se decepcionam ao não conseguirem o milagre desejado. Devemos estar dispostos a realizar as mudanças de nossos hábitos errados, pedindo a Deus que nos dê poder para vencer e abandonar nossos maus hábitos.
Fonte: Jesus Voltará

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.