728x90 AdSpace

  • Latest News

    Arquivo Adventista. Tecnologia do Blogger.
    terça-feira, 4 de agosto de 2015

    Vida e Saúde 3 - Sol, Ar, Respiração!

    Introdução
    A doença não ocorre por acaso. Depende de como você está tratando seu organismo, depende de seus hábitos de vida. Se seus hábitos de vida são adequados, o seu organismo será forte, resistente, e você dificilmente adoecerá. E quando os hábitos de vida são adequados, já que este é o segredo da saúde ? Quando, na sua maneira de viver, você não agride o seu organismo e atende as suas necessidades. Caso contrário, se agride seu organismo e não atende suas necessidades, seus hábitos não são adequados e trarão dificuldades e doenças. O seu organismo é constituído de Corpo, Mente e Espírito, e para ser sadio precisa que as necessidades de cada uma dessas partes sejam atendidas. As necessidades básicas do corpo são: Sol; Ar; Água; Alimento; Exercício; Repouso; e Higiene. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que existem, e não segundo a vontade de cada pessoa. Quando uma dessas necessidades não é atendida, o organismo fica desequilibrado, enfraquecido, sem resistência e tende a adoecer. Portanto, atenda as necessidades de seu organismo e tenha saúde.
    Sol
    O sol é essencial para a vida e a saúde. Onde entra o sol, sai a doença. O sol purifica o meio ambiente. Faça o sol penetrar em sua casa. Abra portas, janelas, cortinas, e faça uma poda em árvores que estejam impedindo a entrada do sol em sua casa. A falta de sol na casa, cria umidade e isso faz mal à saúde. Muitas pessoas têm problemas de saúde, os mais variados, por viverem em lugares úmidos, por falta de sol. Não deixe que nenhum lugar de sua casa fique com bolor. Coloque colchões, travesseiros, calçados, etc., no sol, por uma a duas horas, pelo menos uma vez por semana. O sol vitaliza o organismo, aumenta sua capacidade de defesa, e ajuda na cura das doenças. Ele é importante para a formação da vitamina D que necessita do sol para ser elaborada pelo organismo. Além do meio ambiente, é importante que o corpo seja exposto ao sol. Isto é feito através do chamado banho de sol. O banho de sol pode ser parcial, ou completo. É parcial quando se expõe ao sol apenas uma parte do corpo, por exemplo, a parte doente. O banho de sol é completo quando se expõe todo o corpo, que pode estar coberto ou despido. Para o banho de sol coberto, use um lençol de linho ou algodão, branco, para que ocorra uma transpiração amena e eficaz. O banho de sol pode ser em terraços, aposentos, sendo melhor quando tomado ao ar livre, sobre a grama, tendo o cuidado de sempre proteger a cabeça. O banho de sol pode ser tomado pela manhã, antes das 11 horas, ou a tarde, após as 15 horas. Após o banho de sol, é interessante que você resfrie o corpo com um banho frio. Banho de sol alternado: você fica 5 minutos ao sol e resfria o corpo por 1 minuto, repetindo esse processo até completar 20 a 30 minutos. Pode ser feito com períodos de 10 minutos de aquecimento por 1 minuto de resfriamento. O resfriamento pode ser com banho de ducha ou fricção com toalha úmida, fria. Sauna Natural: enrolar o corpo em lençol dobrado em 4, molhado em água fria, cobrir com cobertor e ficar ao sol. Ao esquentar, retire o lençol e resfrie. Repita o processo 2 ou 3 vezes. É uma sauna natural muito benéfica para a saúde. Após todo banho de sol é sempre bom resfriar o corpo.
    Ar Puro - Respiração
    "O ar puro demonstrar-se-á mais benéfico ao doente do que os remédios, e lhes é muito necessário do que o alimento." (Ellen White: Mensagens Escolhidas. Vol. 2 Pág. 456) O ar puro é essencial para a saúde, mais do que remédios e alimentos. A respiração, que nos dá vida, precisa de ar puro, renovado continuamente. Portanto, mantenha sua casa e o seu ambiente de trabalho ventilados. Não durma em quarto abafado. Deixe que exista uma ventilação no quarto para renovar o ar durante toda a noite, mesmo que esteja frio e você tenha que usar um agasalho. O ar puro proporciona o oxigênio ideal para ser levado a todo o organismo, especialmente para o sistema nervoso, o cérebro e todos os demais órgãos. Todos os processos digestivos são grandemente beneficiados pela boa oxigenação do organismo. As funções intelectuais, a memória, os sentidos de uma forma geral, ficam mais desenvolvidos, e até mesmo facilita nossa percepção de Deus, favorecendo nossa espiritualidade. Evite qualquer produto que possa provocar a poluição do ar ambiente, tais como venenos para matar pernilongos, fumaça de cigarros, aromatizantes químicos, incenso, etc. O ar deve ser o mais puro possível. Faça sua alimentação em ambiente de ar puro, e após, caminhe por uns 5 a 10 minutos, ao sol e ao ar livre. Após a caminhada, descanse 20 a 30 minutos. Muitos encontram-se frágeis e doentes por viverem em ambientes sem boa ventilação, sem ar puro. O ar que respiram não vitaliza e por vezes até intoxica.
    A respiração profunda e completa é a ideal. Faz com que maior quantidade de ar penetre nos pulmões, melhorando a qualidade do sangue, fortalecendo o organismo, impedindo as infecções e facilitando a cura. A própria nutrição só é bem processada em presença de oxigênio.
    Como Respirar Profundamente
    Respire profundo e suave, enchendo bem os pulmões, começando pela parte de baixo, depois a média e por fim a parte superior. Preste atenção a este detalhe: é muito comum a pessoa encher apenas uma parte do pulmão deixando outras vazias, inativas, que ficam enfraquecidas e tendem a adoecer. Especialmente quem têm problemas respiratórios deve começar a fazer a respiração profunda e completa, fazendo com o ar alcance todos as partes dos pulmões, inferior, média e superior.

    Faça Exercícios de Respiração Profunda
    Aproveite os momentos de relaxamento, enquanto estiver acordado, para fazer seu exercício de respiração profunda. Faça respiração profunda a qualquer hora, sempre que lembrar-se dela. Ela é muito benéfica especialmente nos momentos de tensão. Aos poucos você irá automatizando a respiração profunda e completa e depois ficará acostumado a faze-la sem perceber. Muitas pessoas apresentam-se com seus organismos frágeis e sensíveis por falta de uma boa oxigenação, por terem uma respiração fraca e superficial. Faz muita diferente para a saúde se o organismo está bem oxigenado ou não. Se a oxigenação é pobre, a saúde é frágil.
    Hoje você aprendeu
    COMO SE MANTER BEM OXIGENADO:
    1- ar puro no ambiente.
    2- respirar de forma profunda e completa.
    3 - exercício físico - sobre este assunto você aprenderá numa próxima lição.
    Fonte: Jesus Voltará
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Vida e Saúde 3 - Sol, Ar, Respiração! Rating: 5 Reviewed By: Fernanda Ferreira
    Scroll to Top