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    terça-feira, 4 de agosto de 2015

    Vida e Saúde 8 - Atividade Física

    Benefícios da Atividade Física
    Perceba como são amplos os benefícios da Atividade Física (AF).
    01 - Exercita o coração, aumenta sua eficiência e melhora a circulação do sangue.
    02 - Melhora a oxigenação de todo o organismo, favorecendo todos os órgãos e funções.
    03 - Contribui de forma decisiva para a normalização da pressão arterial.
    04 - Estimula e torna a respiração mais eficiente, vitalizando os pulmões.
    05 - Fortalece músculos, ossos e ligamentos.
    06 - Melhora a digestão e o funcionamento intestinal.
    07 - Contribui para regularizar o sistema glandular.
    08 - Melhora a capacidade mental, memória e regulariza o sono.
    09 - Produz a perda de gordura corporal e do excesso de colesterol do sangue.
    10 - Aumenta a resistência, evita a fadiga, e retarda o envelhecimento.
    11 - Estimula a produção de Endorfina, gerando bem-estar e aliviando as dores.
    12 - Ajuda a eliminar a tensão emocional, evita e trata o estresse e a depressão.

    Vamos Caminhar?
    Sendo a Caminhada uma das melhores formas de AF, procure pratica-la, sem falta, e colherá maravilhosos benefícios para sua vida e saúde. Siga as seguintes orientações:
    DURAÇÃO DA CAMINHADA: A Caminhada deve ser praticada de forma rotineira, se possível, diariamente, e nunca menos de 3 vezes por semana. Inicie com poucos minutos, 10, 15 ou 20 minutos por dia, de acordo com sua capacidade, e vá aumentando 5 minutos por semana, até alcançar 45 a 60 minutos. Quem precisa perder peso deve caminhar, pelo menos, uma hora por dia.
    ESFORÇO: A Caminhada deve ser em velocidade rápida, porém confortável, dentro do seu limite. O esforço deve ser de modo que acelere o coração e a respiração, provoque transpiração e cansaço, porém, sem provocar nenhum mal estar, como tontura, falta de ar e dores. Se ocorrer um desses sintomas, interrompa o exercício. Nos primeiros 5 minutos, caminhe mais lento para fazer um aquecimento.
    HORÁRIO: Reserve um horário certo para sua AF. Pode ser no início da manhã ou no final da tarde, o que você achar melhor. Vale a pena investir o seu tempo para a AF, porque você colherá muitos benefícios, tendo saúde e vivendo mais e uma vida com qualidade

    OBSERVAÇÕES:- Faça Alongamento antes e após a caminhada. - Use roupas leves e tênis apropriado para caminhada. - Caminhe descontraído, com alegria, observando a natureza, o céu e as árvores. - Respire pelo nariz, de forma ampla e profunda.
    Vida Ativa
    Outra opção para AF aeróbica é a chamada Vida Ativa, que significa realizar movimentos na rotina do dia-a-dia: jogar bola com as crianças, subir escadas e não usar o elevador, limpar o mato do quintal, cuidar da horta, andar a pé e não de carro, andar de bicicleta, etc. Ou seja, o tempo da Caminhada será substituído por atividades com movimentos mais acelerados e intensos, que serão satisfatórias se alcançarem o mínimo de 30 minutos ao longo do dia. O importante de tudo é evitar a vida sedentária. No entanto, o ideal é fazer a Caminhada programada
    Outros Exercícios
    Além da Caminhada e da Vida Ativa, outras formas de AF podem ser praticadas, tais como natação, hidroginástica, e todas as demais referidas acima, dependendo da disponibilidade de cada pessoa. O importante é que respeite os princípios do esforço e do aumento progressivo da carga, bem como da prática rotineira.
    Obesidade: Como Emagrecer com Saúde
    A obesidade é uma das condições mais prejudiciais para a saúde. Ela é provocada, principalmente, por dois fatores: 1- Alimentação errada em qualidade e quantidade. 2- falta de atividade física. O emagrecimento deve ocorrer de maneira saudável e definitiva. Não adianta fazer regimes violentos, passar fome para emagrecer, porque isso irá provocar desequilíbrio e enfraquecimento do organismo. Mesmo tendo perdido peso, ao término do regime, o peso perdido será ganho outra vez, geralmente, mais do que antes. A maneira saudável de emagrecer é através de duas práticas: - Atividade Física adequada e rotineira. - Alimentação adequada (matéria orientada em outra lição). É preciso, portanto, um processo de reeducação alimentar e de hábitos de vida. Não adianta ficar se enganando, procurando métodos mágicos para emagrecer de forma fácil, sem esforços, porque eles não existem. Existem, sim, muitos métodos desonestos e enganadores que prometem milagres mas, se por um lado promovem o emagrecimento, por outro, não serão capazes de manter o peso, além de serem métodos prejudiciais á saúde.
    Remédios para Emagrecer: CUIDADO!
    Muito cuidado com os remédios para emagrecimento. Eles afetam o sistema nervoso e são perigosos, podendo determinar reações e complicações difíceis de serem resolvidas. São remédios que criam dependência e alteram até mesmo o comportamento e o equilíbrio mental. Não existem remédios naturais para abolir o apetite. Têm existido uma exploração desonesta pelo uso de remédios para tirar o apetite apresentados como sendo naturais. Isso não existe. Os remédios naturais, homeopáticos, ajudam o processo de emagrecimento a medida em que equilibram o organismo e controlam a ansiedade, evitando o comer excessivo e errado, e melhorando a disposição para realizar a Atividade Física. Remédios que tiram o apetite são todos muito perigosos, não use.
    Fonte: Jesus Voltará
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    Item Reviewed: Vida e Saúde 8 - Atividade Física Rating: 5 Reviewed By: Fernanda Ferreira
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